QdM_logo_300

 
Bucelas, depois do Douro para os vinhos do Porto, foi a segunda (micro) região Portuguesa a ser demarcada.

Desenvolvido pelos romanos há 2000 anos, o vinho de Bucelas tem sido considerado como o príncipe dos brancos secos. Foi, na verdade, o único branco em Portugal durante muitos séculos, foi também o vinho das descobertas (porque se mantem por muito mais tempo), terapia de reis e inebriante da corte real britânica, em especial durante a época de Shakespeare (Shakespeare fala sobre este vinho na peça Henry VI, publicada em 1594).

Na Quinta da Murta, desenvolvem-se vinhos de qualidade superior nas variantes: branco, rosé e tinto. Também nas formas de vinho tranquilo ou espumante. Todas conseguidas com estágios prolongados.

Quinta da Murta “The wine of Shakespeare”, uma marca registada internacional, é a pedra preciosa que emerge de um terroir único (área protegida, biodiversidade, mineralidade e frescura oceânica), descoberta e lapidada por um francês.

O “terroir” único da Quinta da Murta é constituído de calcário e marga (localizado perto do oceano Atlântico, possui a exposição solar ideal a sudeste, 15-25% de inclinações nas encostas com vinha plantada nas cotas entre 200 e 250m de altitude, dias quentes e noites frias): A variedade de uva branca Arinto, cuja origem é Bucelas, é tradicionalmente cultivada numa área protegida. O isolamento total da biodiversidade nas suas fauna e flora, confere uma protecção natural que leva a que a produção seja feita quase em regime bio dinâmico.

Os vinhos são feitos de forma natural, recorrendo a leveduras indígenas, maturados na presença de borras finas com “batonnage”. São estabilizados com recurso a baixas temperaturas e engarrafados nas instalações da Quinta da Murta.

Tudo contribui para fazer o melhor vinho de DOC Bucelas.

Em relação ao sabor dos nossos brancos secos, são vinhos com um nariz exuberante e fresco, notas de limão, maçã, fruta tropical e algumas evidências florais em fundo mineral. Corpo bem equilibrado e cremoso. Final longo e persistente.

Para além das vinhas e de uma adega moderna, na Quinta da Murta encontra ainda, uma sala de recepções, com capacidade para 300 pessoas, uma sala de degustação, uma loja e um “deck” externo, todos muito bem decorados , beneficiando da vista deslumbrante sobre o vale e suas falésias calcárias.

Os nossos vinhos de elevada qualidade:

1. MURTA “The wine of Shakespeare” branco 2012 DOC Bucelas e premium Quinta da Murta “The wine of Shakespeare” brancos DOC Bucelas 2012 : Vinho branco seco de verão. Fresco, mineral, cremoso e aromático. Para beber a qualquer momento, é perfeito como acompanhamento de peixe, mariscos, grelhados, cozidos ou comida picante… Um grande vinho branco estagiado “sur lie” com batonage entre 4 a 6 meses. Para desfrutar enquanto jovem ou com alguns anos de cave (pode manter-se até 10 anos), com desenvolvimento de aromas interessantes, ano após ano.

IWC, colheita 2011: Medalha de bronze.
Robert Parker 2013-89 pontos com o comentário: “O Quinta da Murta Branco 2012 é feito somente com Arinto, a casta de assinatura da denominação. Fermentada e estagiada em cuba, foi engarrafado em Maio de 2013. Lindamente conseguido, o vinho é limpo, sem defeitos e fresco, com uma pureza genuína da fruta no final. A frescura mineral do seu final é um prazer. Mostra-se intenso e crocante, para além de ser muito delicioso. Arejado, torna-se suave rapidamente, mostrando-se ainda assim bom, com um final persistente e crocante. Continua delicado no dia seguinte, mantendo-se bom. Está bebível de momento, mas o produtor acredita que ainda se vai tornar mais expressivo com o tempo, por isso, experimentem se a vossa cave o permitir. Beber agora-2018”

2. MURTA tinto 2011 IG Lisboa (Touriga Nacional/ Syrah ): Elaborado, em exclusivo, a partir de uma seleção das melhores uvas de Touriga Nacional e Syrah, é um vinho que se apresenta leve e frutado. Fino e elegante. Equilibrado. O lote estagiou por um período de um ano em barricas de carvalho francês. Acompanhamento perfeito para a maior parte dos tipos de comida.

IWC 2014: Medalha de Prata
Robert Parker 2013-88 pontos com comentários “O Murta 2011 Touriga Nacional & Syrah foi envelhecido em carvalho usado por um ano. A Syrah domina ligeiramente este ano – 60 % da mistura – e é óbvio no nariz e palato, com as familiares nuances terrosas e toques de gordura de bacon. Crocante, é um vinho com concentração média na meia boca e sensações de relaxamento, mas fresco, e muito amigo do prato também. A acidez dá -lhe um acabamento suculento. O produtor estima um potencial de envelhecimento na ordem dos 10 anos, o que parece quase certo, mas eu não ficaria surpreendido se ele se comportar um pouco melhor. A questão será se a fruta acompanha a estrutura. È bebível agora, mas mais um ano na garrafeira não faria mal. Beber agora -2022 .”

3. MURTA Espumante Rose Extra Bruto IG Lisboa 2011: Excelente vinho festivo de verão, aromático, elaborado pelo método clássico, Extra Bruto, é feito exclusivamente a partir de parcelas selecionadas de Touriga Nacional. Estagia um mínimo de um ano e meio “sur lie” antes ” degorgement a la glace”, muita frescura, frutas, intensidade e senhor de uma bela cor de rosa.

4. Quinta da Murta “The wine of Shakespeare” Clássico DOC Bucelas 2012: Vinho seco de “Inverno”. Muito aromático e cremoso mantendo um belíssimo balanço com a fruta. Acompanha peixe e marisco com molho bem como qualquer tipo de carnes, sejam brancas ou vermelhas. Um fantástico vinho maturado nas borras de fermentação com batonage durante um ano em barricas de carvalho francês.

IWC colheita precedente: medalha de Prata

5. Quinta da Murta “The wine of Shakespeare” Espumante Brut Nature 2011 Bucelas DOC: Vinho festivo. Feito pelo método clássico, apresenta aroma rico e intenso, fresco e persistente. A bolha é fina e flui numa progressão delicada mas firme e constante. Estagia pelo menos 2 anos em garrafa antes do “degorgement”. Um grande espumante “blanc de blanc”, classificado Top Espumante pelos críticos portugueses.

Parker 2012-88 pontos com comentários: “Revela bolha bem definida e atraente. Toques de uva e pêra emergem deste vinho com corpo leve a médio. Preço muito razoável. Localizado a cerca de 25 quilómetros a norte de Lisboa, esta propriedade de 27 ha produziu um excelente espumante branco proveniente de solos de argila e calcário”.