adega-do-21

A Quinta da Murta

By

Situada sobre a margem direita do vale da ribeira do Boição, a Quinta da Murta é uma pequena propriedade de 27 ha, com actividade Enoturística, que aproveita as encostas acentuadas para se refugiar do mundo. Distando apenas 20 Km do centro de Lisboa, respira-se aqui ar tranquilo e livre dos alívios dos motores. De aspecto feérico, é uma espécie de Avallon dos tempos modernos, simultaneamente próxima mas virtualmente distante da capital Portuguesa, de forma a permitir a quem assim o entenda, refugiar-se do mundo. Também aqui o tempo passa devagar! O clima de forte influência atlântica, dá-lhe as humidades e as neblinas que transformam as manhãs em momentos mágicos. Este microclima, é ainda responsável por um amadurecimento lento mas muito homogéneo das uvas, em especial as castas brancas da qual se destaca o Arinto.

O seu solo, alterna entre o argiloso e o calcário. São estes os responsáveis pela peculiaridade do terroir Bucelas. É o somatório destes factores que tornam os vinhos reconhecíveis em qualquer prova pela elevada mineralidade, frescura, intensidade e riqueza aromática.
Sobre ela já se escreveu: “A entrada na Quinta é de uma componente cénica impossível de superar. Uma elevação, um portão, uma curva e, de repente, sem advertência, um cenário de cortar a respiração”( Rui Falcão em Blue Wine nº 13). A sua história começou a ser escrita em 1988 com a plantação das primeiras vinhas, claro está, de Arinto, que outra coisa não se poderia esperar em Bucelas.

Em 1994 engarrafa-se a primeira colheita com a marca Quinta da Murta. Curiosamente, no contra-rótulo dessas primeiras garrafas, podem ler-se os números correspondentes aos primeiros selos atribuídos pela CVR de Bucelas. O plantio de nova vinha tem acompanhado a procura crescente dos seus vinhos. Presentemente a quinta possui 14 ha de vinha dos quais 13 se encontram em plena produção. Destes, 10 são da rainha Arinto, 1 da temperante Rabo de Ovelha e 2 da tinta Touriga Nacional. Na quinta da Murta tudo é desenhado à escala máxima de qualidade. A vindima é feita à mão e os grupos são de pequena dimensão para que as uvas cheguem à adega nas melhores condições e nos melhores estados de maturação.

Inaugurada na vindima de 2005, a adega está dotada dos meios indispensáveis para a produção dos néctares de Bucelas. Equipada com cubas de inox de pequenos volumes, um moderno sistema de frio e uma sala climatizada, respondendo às mais elementares necessidades que os diferentes tipos de vinho aqui produzidos assim o exigem. No seu portefólio conta com um vinho Espumante feito com Arinto; 2 Brancos de Arinto e Rabo de Ovelha; 1 Branco 100% Arinto, 1 Branco Arinto fermentado em madeira, um Rosé de Touriga Nacional; 1 Tinto de Touriga e Syrah e 1 tinto somente com Touriga Nacional.

Actualmente 60% da produção é comercializada no mercado nacional (Continente e Madeira) e os restantes 40% mercados internacionais (Reino Unido; Estados Unidos; Angola; Macau; Bélgica; Republica Checa; Holanda, etc.) As suas valências estendem-se ainda ao turismo e organização de eventos. Para isso conta com uma casa rústica dotada de três quartos e uma suite, piscina enquadrada com a paisagem, sala de eventos com capacidade para 300 pessoas no andar superior da adega, com vista para a totalidade da quinta. Em fase de projecto, encontram-se um spa de enoterapia e um Hotel Resort.

Publicar um comentário