IMG_0120

Quinta da Murta Clássico 2007

By

Denominação de Origem Controlada

Bucelas
Arinto

CLIMA: Atlântico

SOLO: Argilo Calcário e Cálcário

CASTA: ARINTO

VINIFICAÇÃO: As uvas mais maduras, fizeram contacto pelicular prolongado a frio, seguido de prensagem. Fermentou a baixa temperatura (15ºC) durante 3 semanas em barricas novas de carvalho Francês e Americano. Finda a fermentação, permaneceu em estágio durante 5 meses com batonage semanal.

Depois de engarrafado permaneceu um ano na garrafa antes de ser preparado e lançado no mercado!

ENGARRAFAMENTO: Março 2008

TEOR ALCOOLICO POR VOLUME: 13,5

ACIDEZ TOTAL: 6,5

pH: 3,11

AÇUCARES REDUTORES: 6 g/L

ARMAZENAGEM: Manter em local arejado, húmido, com pouca luz e a uma temperatura igual ou inferior a 17ºC.

Comments

  • Hugo Mendes -

    Dos brancos é o que mais se assemelha a um tinto! Não só pelo facto de ser feito a partir de uvas com um grau de maturação maior, mas, principalmente, pelo facto de não estar destinado a sair para o mercado no ano seguinte. Sai, no mínimo ao fim de 2 anos, e é por isso que se caracteriza por aromas de fruta amarela caramelizada ou compota/geleia. Muito rico em especiarias doces e também alguma fruta tropical madura. Guarda a frescura do Arinto durante muitos e bons anos à qual se junta uma fina mineralização fruto da evolução da casta.
    Considero que este é um vinho muito peculiar, pelos factos descritos, mas principalmente, por ser um vinho, que na sua génese ousa desafiar os preconceitos inerentes aos vinhos brancos.
    Espero muito que possam aprecia-lo tanto quanto eu!

Publicar um comentário