
Touriga Nacional 2008 – Round 1
By Quinta da Murta
Coube-nos hoje, a agradável tarefa de fazer sair das barricas, para o seu primeiro passeio, o vinho de Touriga nacional da colheita 2008. Encontra-se há um ano (faltam 10 dias) em barricas usadas de carvalho francês e americano. Fruto de uma maturação peculiar, este vinho, será, quando pronto, uma curiosidade no mundo enófilo. Contraria tudo o que se defende actualmente aos níveis de extracção, concentração de aromas, concentração de cor, longevidade, maturação e demais características, cópias dos vinhos Novo Mundo. Este é um vinho que pretende ser feito pelo tempo e, terá, da nossa parte, todo o que precisar.
Depois de arejado e corrigido, será novamente colocado nas barricas, para mais um ano de crescimento.
Fiquem com as fotos! Aguardamos os comentários, perguntas, bitaites, …!
Rui Lourenço Pereira -
Só espero que não seja mais uma bomba de fruta que tanto se encontra por aí.
Quero um perfil vegetal, com alguma fruta sem ser em demasia, extraído qb e não o que se vai encontrando. Quanto à madeira e ao caramelo só espero que o Hugo tenha tido o devido cuidado de não deitar tudo a perder. E seco, bem seco que é como eu gosto.
Daqui a 1 estaremos cá para o provar.
Anonymous -
cuidado que o racking com blend semeia a brett pelas barricas.
Hugo Mendes -
Essa é uma verdade, contudo, há que correr alguns riscos se queremos um produto diferenciado. Dizer que todas as barricas são provadas no rastreio de defeitos ou desvios, antes do blend, é técnica e analiticamente insuficiente, eu sei, mas torna tudo mais empolgante! Lol!
Hugo Mendes -
Rui,
Sabes como é! Tens a minha garantia que só sai para o mercado se tiver, pelo menos a característica de seco, seco,…. O resto, deixa ver para onde ele quer ir, mas já te garanto que bombas, cá em casa só temos para tirar água dos furos… lol