
Quinta da Murta Espumante 2008
By Quinta da Murta
Denominação de Origem Protegida
Bucelas
Arinto
CLIMA: Atlântico
SOLO: Calcário e Argilo Calcário
VINIFICAÇÃO: As uvas foram criteriosamente escolhidas e maturadas para a realização de vinhos espumante. Realizado exclusivamente com o mosto de lágrima, fermentou em cubas de inox de pequeno volume e em barricas muito usadas de carvalho Francês (10%). Este processo ocorreu com controlo de temperatura (12ºC) durante 3,5 semanas. Estagiou durante 3 meses com Batonage (2 vezes por semana) antes de ser preparado para o engarrafamento.
A tomada de mousse ocorreu na garrafa, usaram-se leveduras livres e deu-se em sala climatizada (15ºC) durante 2 meses, findos os quais iniciou um estágio sur lie de 12 meses.
ENGARRAFADO: Dezembro 2008
DEGORGADO: Março 2010
ALCOOL: 12,5 %
Acidez Total: 6,5g/L
pH: 3,00
PRODUÇÃO: 10 000 Garrafas
EMBALAGEM: Caixa 3 garrafas.
ARMAZENAGEM: Manter em local arejado, húmido, com pouca luz e a uma temperatura igual ou inferior a 17ºC.
Hugo Mendes -
Para este espumante pretendíamos 2 anos de estágio, logo, a uva foi escolhida a pensar nisso. Não se deu tanta primazia à evidenciação dos aromas primários, e a escolha foi feita com base nos parâmetros Físico-químicos. Alta acidez, álcool baixo e ph entre os 2,8 e 3,0 para não haver problemas nas fermentações. Como dissemos, usamos uma quantidade maior de uva para aproveitar-mos só o mosto não prensado (o resto foi a macerar para outro tipo de vinho!). Não foram colocadas nem enzimas para extracção, nem para auxiliar a Defecação, pelo que esta demorou mais de uma semana a ficar pronto para passar a limpo.
A fermentação do vinho base foi feita com leveduras neutras de aroma e aos 1020 de densidade passamos 10% do lote para Barricas velhas de Carvalho Françês.